Dirigindo na Flórida – parte 1: itens básicos

Se tem uma coisa que não dá pra abrir mão em uma viagem à Flórida, é o carro. Seja pelas longas distâncias e pelas próprias atrações do local, o automóvel é bem de primeira necessidade (talvez esteja justificado aí essa parte do tal do ‘American way of life‘).

Bom, para dirigir nos Estados Unidos, não é obrigatório reaprender tudo o que você já sabe, mas há que se prestar atenção a alguns pontos. Vamos lá:

1. Carteira de Habilitação: Como a lei americana de trânsito é estadual, nem todos os estados exigem carteira de habilitação internacional. Na Flórida, você pode dirigir com a sua CNH brasileira, desde que dentro da validade.

2. O aluguel do carro: Nós fizemos todo o trâmite de locação do carro por aqui, na verdade o carro estava incluso no pacote que fizemos com a agência. Só fizemos na hora um upgrade para uma mini van, para poder caber 4 pessoas e mais as malas. No final, ficamos com um Mazda 5. É importante saber que você vai dirigir um carrão, mesmo se ficar com um modelo básico: todos eles têm ar condicionado e câmbio automático, por exemplo (mas é sempre bom checar antes). Como escolher uma locadora? Acho que é importante ir nas opções mais conhecidas, como Avis, Hertz, Alamo, Budget… Por exemplo, a nossa locação foi na Hertz. Importante: você vai precisar de um cartão de crédito internacional para poder retirar o carro! O valor devido será bloqueado no cartão e debitado quando você devolver o carro. Cartão de débito (Cash passport ou similar) não é aceito para esta finalidade!

Importante: informe-se sobre a possibilidade de incluir motoristas adicionais. Em algumas categorias de aluguel, não há custo adicional e revezar no volante é providencial, já que você vai ter que dirigir MUITO durante a viagem. Por exemplo, em 10 dias nós dirigimos 1.100 milhas no total (quase 1.800 km)

3. GPS = item de primeira necessidade: não se atreva a sair na rua sem ele (a menos que você queira um passeio “com emoção”). Eu, pelo menos, não consegui entender a lógica das ruas daquele lugar, e já que tecnologia existe e está acessível, por que não? Como o preço de compra de um GPS lá é equivalente ao excedente que as locadoras cobram por uma semana, eu sugiro a compra (não vão faltar opções e lojas pra isso). Imprima um mapa do Google do aeroporto até o shopping mais próximo e não perca tempo! Se você não for usar depois, ainda pode vender por aqui 😉

Quando estiver na cidade, configure o GPS para te dar os caminhos sem pedágios e taxas. Existem uma série de pedágios urbanos (em Miami, pelo menos), mas existe a opção de evitá-los. Você precisará rodar mais, mas vale a pena. Já na estrada, configure a opção do caminho pelas vias expressas e desabilite a opção “toll free”, ou você vai perder preciosas HORAS pra ir de uma cidade a outra.

4. Milhas versus quilômetros: lá vem o bom e velho sistema de medidas americano de novo… É assim: 1 milha = 1,6 quilômetro, 1 pé (ft) = 30 centímetros. Use isso somente como referência, mas tente não converter os valores das placas ou do GPS para o sistema métrico enquanto estiver dirigindo, ou isso vai te deixar maluco! Procure tentar se adaptar ao sistema deles, afinal todos os sinais de trânsito estarão fixados no sistema local (e no primeiro dia no volante você já vai ficar acostumado ao sistema).

No próximo post, mais detalhes sobre dirigir na Flórida. Até mais!

Anúncios
Categorias: A viagem, Dicas, Dirigindo | Tags: , , , , , , , , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Dirigindo na Flórida – parte 1: itens básicos

  1. Pingback: Dirigindo na Flórida – parte 2: Pé na estrada « Aventuras na Flórida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: