Certificado internacional de vacinação contra febre amarela

Em um post anterior, eu tinha dito que a documentação para a viagem estava completa. Pois é, não estava.

Na verdade, como a gente vai voar de Copa Airlines, o voo terá conexão no Panamá. Para viagens de brasileiros ao Panamá, há necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela. Embora existam controvérsias sobre a necessidade neste caso, pelo tempo da conexão ser de poucas horas, achei melhor não arriscar e providenciar o meu certificado.

Para isso, é necessário:

  1. Tomar a vacina no posto de Saúde
  2. Fazer um pré-cadastro no site da Anvisa (se você não fizer, eles não vão te atender no posto)
  3. Comparecer com RG e comprovante de vacinação em um dos Centros de Orientações a Viajantes da Anvisa (em alguns desses locais é possível tomar a vacina e emitir o certificado no mesmo local)

Como eu já havia tomado a vacina em dez/2002 e a validade é de 10 anos, pude usar a minha carteirinha de vacinação para obter o certificado (evitando assim encarar uma nova agulha). Achei muito fácil o tal do pré-cadastro no site da Anvisa. Depois, fui até o centro de orientações no Aeroporto de Congonhas, acho que em meia hora eu já estava com o certificado na mão. Como meu certificado vale só até dez/2012, no final do ano lá vamos nós de novo!

PS: Se engana quem pensa que eu não tomei outra vacina porque tenho medo de agulha! Na verdade eu fui até um posto de saúde, mas a enfermeira se recusou a dar a injeção: disse que, caso eu tome a vacina em período menor que 10 anos, eu posso contrair a doença. Ou seja, BEM diferente do caso do cidadão abaixo:

Categorias: A viagem | Tags: , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

