Antes, do visto, o passaporte!

Bom, só pelo título do post, tá na cara que a proposta deste blog não é seguir uma “ordem lógica das coisas”. Falar de visto antes de falar de passaporte é quase como falar de cobertura e não falar do bolo…

Bom ,hoje em dia, não é complicado para tirar este documento: você consultar tudo o que precisa via Internet no Site da Polícia Federal. A partir daí, é fazer o agendamento, pagar a taxa (R$ 156,00 – correm boatos que essa taxa vai aumentar 20% em 2012) e comparecer lá no dia para tirar as digitais e a foto (portanto, vá bonito e cheiroso no dia). Depois, em uns 15 dias está pronto. O Passaporte é válido por 5 anos.

– OK, é só “comparecer lá”, mas onde é “lá”?

Isso foi uma das coisas que eu achei interessante em se tratando de Serviços Públicos no Brasil: para nossa comodidade, tem atendimento para emissão de passaportes em vários locais, pelo menos pra quem mora em SP. Sei que em SP e no RJ tem postos de emissão de passaporte em shoppings. Eu, por exemplo, tirei o meu no Shopping ABC, em Santo André.

Depois, uma vez em terras internacionais, manter o passaporte consigo e andar na linha reduzem sobremaneira o risco de ser deportado, ou de ir parar em Alcatraz, por exemplo. Talvez o saudoso Vicente Matheus diria que “o passaporte é um documento tão importante que deveria ficar amarrado na gente por uma coleira”.

Bom, é isso aí! Até mais!
Anúncios
Categorias: Dicas | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: