Documentação = check!

Preparação de viagem para os EUA tem que incluir a obtenção do VISTO americano. Sem ele, nada feito.

De acordo com as estatísticas oficiais, em 2011 foram emitidos cerca de 1 milhão de vistos americanos no Brasil. Felizmente o meu foi um deles. Depois de estar com o passaporte em dia, agendei atendimento no site e, após 6 meses consegui ser atendido no Consulado: 1 manhã inteira perdida e MUITAS filas depois, fomos aprovados na tal da entrevista.

Sempre imaginei a entrevista do visto como um grande fantasma. Será que vou passar? Será que vão negar meu visto? Será que o cara vai ir com a minha cara? O que será que vai acontecer? Na prática, o negócio é o seguinte: siga todas as instruções à risca e leve TUDO o que comprove que você não vai querer ir para os EUA pra viver como um imigrante ilegal, ou seja, leve seus contra-cheques, declaração da empresa onde trabalha, documento do carro, imposto de renda, extrato bancário e TUDO o que você achar necessário para essa comprovação (dica: deixe a pastinha de documentos pronta com pelo menos 1 semana de antecedência, aí se você for lembrando de alguma coisa, pode só colocar lá dentro). Na hora, eles não pedem quase nada, mas vai que… Nessas horas é bom confiar no ditado “Seguro morreu de velho”.

Falando em visto, agora em janeiro/2012 vai rolar o primeiro “mutirão” do ano para emissão de vistos. É uma oportunidade interessante para antecipar o seu (segundo a matéria, ainda vão ter outros desse em 2012). Dá uma olhada na matéria. 

Mais informações no site oficial do consulado.

Boa sorte!

PS1: Eu disse Documentação = check, mas ainda tenho uma pendência: preciso renovar minha vacina da Febre Amarela… Depois eu conto mais sobre isso!

PS2: Eu disse: prepare a pastinha com 1 semana de antecedência. Pergunta se eu fiz isso? “Aham, senta lá Cláudia…”

Categorias: Dicas | Tags: , , , , | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Documentação = check!

  1. Daniel

    Cara, eu ia com o Marcelo (vulgo Copo d’Água) ver o lance do visto no ano passado, mas protelamos pra caramba e ainda não fomos. Tenho duas dúvidas. Uma válida, creio; a outra, meio imbecil (ou não!), então vamos lá: 1. pra agendar a entrevista no Consulado é preciso pagar antes uma taxa e responder uma série de questões no site oficial, não? Agora a pergunta meio imbecil (ou não!): a tão falada entrevista no Consulado é em português ou inglês? Grato desde já!

  2. robertofener

    Vamos lá então:
    1. Sim, você paga a taxa de agendamento, depois preenche a “série de questões” no site (que na realidade é o formulário DS-160, só que ao invés de ter que preencher um papel, é tudo eletrônico) e mandar uma foto pelo site. Depois vc tem que pagar a taxa do visto no Citibank (US$ 140,00) e a partir daí, no dia da entrevista levar as páginas de confirmação, os comprovantes das taxas e uma foto 5×7, além da sua documentação que eu comentei no post.
    2. A entrevista no consulado? A nossa foi em português, mas a menina era gringa, então ela puxava um pouco pro espanhol. Pelo que eu vi, as entrevistas eram praticamente todas em português, só vi um cara perguntando “Where are you going?” pro entrevistado, mas é exceção, não regra…

  3. Pingback: Certificado internacional de vacinação contra febre amarela « Aventuras na Flórida

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

